segunda-feira, 20 de junho de 2011

VIDEOLAPAROSCOPIA: CADÊ O MEU DVD???

Olá, meninas!

Vamos falar sobre um assunto muito importante e quem tem sido motivo de muitas dúvidas entre as portadoras de endometriose que se submetem à cirurgia de Videolaparoscopia.

Para falar a verdade, este assunto interessa a todas nós, enquanto pacientes, pois temos direito a ter acesso a todo o nosso histórico médico.

Em primeiro lugar, vamos começar falando sobre o "PRONTUÁRIO MÉDICO" e o que diz a legislação do Código de Ética Médica a este respeito.

- O que é o Prontuário Médico?

Entendemos por Prontuário Médico, "um conjunto de documentos padronizados, contendo informações geradas a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde do paciente e a assistência prestada a ele, de caráter legal, sigiloso e científico, que possibilita a comunicação entre membros da equipe multiprofissional e a continuidade da assistência prestada ao indivíduo."

Em outras palavras, é um documento onde estão descritos todos os procedimentos realizados em determinado paciente, incluindo consultas, internação e cirurgia.

De acordo com o Artigo 69 do Código de Ética Médica: "É vedado ao médico deixar de elaborar prontuário médico para cada paciente".
Isto quer dizer que a cada vez que você for a uma consulta médica, o seu prontuário deverá ser aberto e tudo que transcorreu nesta consulta deverá ser devidamente descrito e assinado pelo médico.

- Qual a importância do Prontuário Médico?

É um documento valioso tanto para o médico quanto para o paciente, pois diz respeito a todo o seu histórico relacionado ao diagnóstico e tratamento da sua doença.

No Prontuário Médico deverá constar todas as informações necessárias para que um outro médico, ou outro profissional possam dar continuidade ao seu tratamento. Isto inclui também o laudo médico da Videolaparoscopia, bem como o DVD da cirurgia.

- Posso ter acesso ao meu Prontuário Médico?

Pode sim! É um direito seu assegurado pelos Artigos 70 e 71 do Código de Ética Médica:

Artigo 70: "É vedado ao médico negar ao paciente acesso a seu prontuário médico, ficha clínica ou similar, bem como deixar de dar explicações necessárias a sua compreensão, salvo quando ocasionar riscos para o paciente ou para terceiros."

Artigo 71: "É vedado ao médico deixar de fornecer laudo médico ao paciente, quando do encaminhamento ou transferência para fins de continuidade do tratamento ou na alta, se solicitado."

- Quais os documentos que devem ser entregues à paciente que faz a Videolaparoscopia?

Todos os médicos cirurgiões são OBRIGADOS a entregar à sua paciente o LAUDO DA CIRURGIA, por escrito, devidamente carimbado e assinado por ele, com todas as informações pertinentes. Da mesma forma são obrigados a fornecer o DVD DA CIRURGIA, que no caso da Videolaparoscopia é um documento que faz parte do Prontuário Médico.

Além disto, todos os fragmentos de tecido (focos, nódulos, etc) que forem retirados durante a cirurgia, deverão ser obrigatoriamente encaminhados ao laboratório de análises clínicas para laudo conclusivo da doença. É direito da paciente receber o resultado deste exame, assim que o mesmo estiver pronto.

- E se o médico não quiser me entregar os documentos da minha cirurgia?

Você poderá denunciá-lo ao Conselho Regional de Medicina de sua cidade, pois ele estará violando a lei. Lembre-se que as informações contidas no Prontuário Médico são de direito da paciente e só podem ser passados a terceiros com a autorização da mesmo.
A qualquer tempo, você pode solicitar seu prontuário médico, seja ao hospital aonde fez a sua cirurgia ou mesmo no consultório do seu médico.

- Por que é tão importante ter estes documentos do Prontuário Médico?

Além de ser um direito, garantido pela lei, e portanto um documento legal, também são importantes para que se possa dar continuidade ao tratamento. Se porventura for necessário trocar de médico, estes documentos serão de extrema importância, a fim de que se possa dar continuidade ao que já foi feito, ao invés de submeter a paciente a todos os procedimentos de exames e cirurgia. Sabemos como as repetidas cirurgias desnecessárias são prejudiciais às portadoras de endometriose.

Além disto, estes documentos são importantes quando vamos realizar os exames para controle da endometriose, pois servem de ajuda aos médicos examinadores, tanto na Ressonância Magnética, quanto na Ultrassonografia com Preparo Intestinal.

Finalizando:

Exijam SEMPRE todo o histórico do seu tratamento para endometriose, incluindo o laudo da cirurgia, o DVD e o exame anatomopatológico! É um direito seu, assegurado por lei!

Não sejam enganadas!


Visite também:
www.endometriosebrasil.com.br

6 comentários:

  1. Na minha primeira cirurgia eu recebi as fotos, na segunda até hoje não recebi o DVD e perdi o contato com o médico, na segunda eu estava internada e pra eu ter acesso ao prontuário era problema, eu tenho um colega médico e cada vez q ele ia me visitar eu pedia pra ele ir olhar e mesmo ele sendo médico era de difícil acesso.

    Bjs
    Francilene.

    ResponderExcluir
  2. Lu, ficou ótimo! Muito esclarecedor!
    Na minha 1ª vídeo nada foi gravado, nem laudo eu tive. Quando troquei de médico como q eu ia explicar como era minha endo?! Fica o alerta!!!

    ResponderExcluir
  3. Com certeza! Às vezes, tenho a ligeira impressão de que os médicos "esquecem" propositalmente de entregar o DVD, pois sabem que este é um documento legal (no sentido da lei) e que se ele fez ou deixou de fazer algo, poderá ter problemas por isto. Assim, para não correrem estes risco, simplesmente não entregam o DVD, ou inventam alguma desculpa! E como não somos informadas, deixamos por isto mesmo! Portanto, temos que ficar espertas, e antes mesmo de se submeter à cirurgia, já deixe claro ao médico que faz questão de ter o DVD!!!!

    ResponderExcluir
  4. Comigo deixei claro está questão antes da cirurgia mas de nada adiantou, porque o médico me enrolou e até hoje não recebi o DVD, só de não entregar é uma prova que o médico não é bom e nem está pensando em nosso bem estar futuro!
    O jeito é protestar sempre até isso virar obrigatoriedade!!!
    Adorei o texto Lu, Parabéns ficou ótimo!
    Patricia Gastaldi.

    ResponderExcluir
  5. É isto mesmo, Paty... temos que protestar e denunciar! Médico que não entrega o DVD está violando uma regra da conduta de sua profissão, e deverá receber uma denúncia por isto! É como você bem falou: se ele nem quer entregar o DVD é porque não é bom médico mesmo!!! Deve estar com medo de entregar o DVD!! Só pode, né? Afinal, quem não teme, entrega o DVD!!! kkkkk

    ResponderExcluir
  6. No meu caso meninas foi assim, fiz a video laparoscopia em 2010e o medico disse que tirou apenas uma aderencia de "nascencia"entre utero e reto, que não tinha endometriose.E mesmo ele tirando essa aderencia ele não mandou para biopsia.
    Quando pedi o laudo ele me mandou um laudo dizendo que tinha endo... Porem vim a descobrir por ele mesmo que ele me mandou o laudo errado, ele escreveu meu laudo com base em outra paciente. E quando questionei ref as imagens ele disse que o equipamento não grava e nem tira fotos. E depois me mandou o laudo do centro cirurgico o correto que realmente consta que não tinha foco de endometriose, porem tb consta que ele não mandou para analise amostra da aderencia. Meu atual medico me pediu uma ressonancia e vendo as imagens da ressonancia visualizou um nodulo entre o intestino bexiga e utero. Enfim Esse mes faço uma nova video , e ja informei meu medico que quero o video da minha cirurgia. Beijos meninas Caroline Correia Alves da Silva

    ResponderExcluir