quarta-feira, 25 de maio de 2011

E se o plano de saúde negar a cirurgia?


Imaginemos a seguinte situação: Você paga por um plano de saúde por anos!                 

E quando menos se espera precisa de uma cirurgia, independente se essa cirurgia é para tratamento de endometriose ou não. Você vai até o Plano entrega o pedido da cirurgia e para sua surpresa o pedido é negado, ou apenas autorizado alguns procedimentos, ou ainda é negado materiais extremamente necessários para a realização da cirurgia. Não se assuste!


Isso acontece e com mais freqüência do que podemos imaginar.

Vamos deixar claro que todo plano de saúde é OBRIGADO a autorizar a realização de cirurgia de endometriose profunda (muito comum ser negada!) caso a paciente tenha cumprido a carência. É obrigado também a fornecer todos os materiais descartáveis que o médico julgar necessário para a realização da mesma. Não perca seu tempo e paciência discutindo com o plano, eles não merecem tanta atenção, afinal estão poucos e lixando para a sua saúde e bem estar, o que eles visam é lucro. E lucro alto! É claro que devem ter lucros, afinal são empresas e o que mais queremos é que eles continuem firmes no mercado. Porém o que também queremos é que sejam HONESTOS, trabalhem de acordo com a lei e as regulamentações governamentais. É preciso que paguem valores justos aos médicos e as equipes, pois por incrível que pareça médicos também comem, pagam impostos, tem famílias, estudam, e com os valores que os planos andam pagando pelos procedimentos cirúrgicos fica impossível realizar um bom trabalho.

O que eu faço então se o plano negar minha cirurgia?

O primeiro passo é procurar um advogado, seria ótimo um advogado especialista em planos ou seguros de saúde. Cada advogado trabalha de uma forma, mas o mais adequado é o advogado cobrar do seu plano de saúde as despesas que você teve com os honorários, afinal se o plano tivesse autorizado a cirurgia você não estaria precisando de advogado. Você vai precisar do pedido de cirurgia negado e mais outras informações que o advogado vai pedir. 

O advogado vai entrar com um pedido de liminar e de danos morais no fórum de sua cidade, o despacho sai em pouco tempo, já que se trata de saúde, costuma não demorar mais do que 15 dias.

Você mesmo pode pegar o despacho no fórum e (ter o imenso prazer!) entregar no plano de saúde... aí você curte bastante esse momento! Posso dizer que é uma maravilhosa sensação... O Plano tem que entregar o pedido de cirurgia autorizado no mesmo dia, caso contrário, paga multa (multa alta!) a você. Preste bastante atenção se todos os procedimentos, materiais, diárias e hospital pedido pelo seu médico foram autorizados. Estando tudo isso certo é só marcar a cirurgia! Alguns meses depois deve acontecer a audiência de conciliação sobre o valor que o plano deve te pagar pelos danos morais. 

Desistir jamais! Saúde em primeiro lugar!

Lívia Lorenzini Lazarini

Visite também:

www.endometriosebrasil.com.br

8 comentários:

  1. Prezadas, sou advogada especialista em ações de planos de saúde e trabalho com o Dr. Sergio Baalbaki.
    Há mais ou menos 3 anos atrás fomos procurados por uma portadora de endometriose profunda, que com o problema foi até o Dr. Claudio Crispi e constatado o problema foi até à UNIMED RIO pedir autorização e CLARO FOI NEGADO pelo plano.

    Entramos com a ação para ela e o plano foi obrigado arcar com TUDO (materiais, internação e custos médicos etc), além de ganhar indenização em torno de R$ 10.000,00.

    Depois disto, entramos com inúmeras outras ações, obrigando a diversos planos de saúde a liberar a cirurgia.

    Nosso escritório fica muito honrado de ajudar a todas vocês, neste momento doloroso.

    Drª Renata Campos Falcão Baalbaki
    www.baalbakifalcao.com.br
    (21)2496-9543/7873-7987

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, vou precisar fazer esta cirurgia de endometriose profunda e gostaria de saber se vcs tem algum advogado aqui em são paulo para me indicar ??? Obrigada Fabiandreassa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, preciso fazer a cirurgia de endometriose profunda com retirada de trompas pois sinto dores tremendas tenho o convenio da unimed, gostarua de saber se voces tem um advogado desses aqui em Brasilia que possa me indicar.
    obrig .
    rosap8408@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Rosy, conseguiu fazer a cirurgia de endometriose profunda? o plano cobriu tudo? moro em brasília e minha mulher precisa fazer e o plano cobre mas os médicos insistem e cobrar um valor por fora, pois dizem que o plano de saúde não cobre a equipe que trabalha com ele...
      se puder me explicar como vc resolveu a situação eu agradeço.
      thiegoleal86@outlook.com e thiegolegal@gmail.com

      Excluir
    2. Ola, Thiago. Sua esposa conseguiu a cirurgia? Qual o medico? Estou com o mesmo problema e todos medicos que fui insistem em cobrar por fora. Meu plano e UNIMED. Agradeço antecipadamente a atençao.

      Excluir
  4. Eu fui diagnosticada com endometriose e a única alternativa indicada pelo meu médico foi o tratamento e posteriormente a fertilização in vitro.
    O problema era o culto do tratamento, cerca de 18 mil por tentativa.
    Fiquei apavorada pois não dispunha dessa quantia.
    Foi ai que uma amiga me indicou para fazer um consulta com um advogado especialista em área de planos de saúde.
    Soube que poderia obter na justiça uma ordem judicial para obrigar meu plano de saúde a pagar todo o procedimento de fertilização.
    Organizei os documentos e contratei o Dr. Nilton Cesar para processar o meu plano de saúde que já havia informado que não cobriria o tratamento.
    Para minha surpresa o advogado conseguiu a liminar em apenas uma semana.
    Agora agradeço todos dias a Deus e a esse excelente profissional que através de seu conhecimento possibilitou eu realizar meu maior sonho. Ser mãe !!!
    Segue o contato de meu advogado dr.cesar.adv@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Olá fui diagnosticada com endometriose profunda com acometimento no intestino. Passei com dois médicos pelo meu plano e ambos disseram não haver especialistas para realizar essa cirurgia na minha cidade. Então me encaminharam para são Paulo, com um médico particular, como não tinha condições de pagar dei entrada pelo sus. Nenhum dos dois comentaram absolutamente nada de fazer a cirurgia pela unimed, nem se quer me deram uma guia para a cirurgia, nesse caso como devo proceder. Estou tentando fazer essa cirurgia desde 2012 e pagando plano de saúde

    ResponderExcluir
  6. Olá fui diagnosticada com endometriose profunda com acometimento no intestino. Passei com dois médicos pelo meu plano e ambos disseram não haver especialistas para realizar essa cirurgia na minha cidade. Então me encaminharam para são Paulo, com um médico particular, como não tinha condições de pagar dei entrada pelo sus. Nenhum dos dois comentaram absolutamente nada de fazer a cirurgia pela unimed, nem se quer me deram uma guia para a cirurgia, nesse caso como devo proceder. Estou tentando fazer essa cirurgia desde 2012 e pagando plano de saúde

    ResponderExcluir