domingo, 5 de junho de 2011

Especialistas em Endometriose: Estrelas que brilham distantes de nós!


Vocês sabiam que o Brasil é referência mundial em endometriose? Sim! Nossos médicos especialistas são mundialmente reconhecidos por seus excelentes trabalhos na área de diagnóstico e tratamento da nossa doença! Estamos à frente até com o tratamento feito através da Cirurgia Robótica! Uau!!!

Motivo de orgulho? Nem tanto...

Notícias como estas não mudam em nada a realidade da mulher que sofre com a endometriose no Brasil. Das 6 milhões de portadoras, nem 1% deve ter acesso a estes tão aplaudidos avanços científicos. Um bom exemplo é a Cirurgia Robótica. De que adianta tanta tecnologia, tanto avanço, tantas promessas, se não servirá para a maior parte das portadoras? Imaginem! Se uma "mera" Videolaparoscopia é constantemente "negada" pelos planos de saúde, ou cobrada a preços impagáveis pelos médicos particulares, o que dirá uma "Cirurgia Robótica"!!! Faz-me rir!

Além disto, estes avanços científicos e todo o conhecimento sobre a doença,  devem estar guardados a sete chaves, em um baú com senha, amarrado em uma pedra, no fundo do mar! Só pode ser! Isto explica o motivo de termos tão poucos médicos realmente especialistas e capacitados em diagnosticar e tratar a endometriose!

Quanta ironia: um país reconhecido mundialmente pelos avanços no tratamento de uma doença que a maior parte dos ginecologistas brasileiros mal sabe tratar!

Mas o pior vem agora: alguns destes médicos (que nada sabem sobre cirurgia para endometriose) descobriram que é muito fácil convencer uma portadora a colocar a mão no bolso! Sim, é verdade! Somos pacientes desesperadas por uma promessa de vida sem dores e uma possível gravidez. Fazemos o que podemos e gastamos o que não temos se um médico nos garantir que irá realizar nossos sonhos! Pobre de nós. Vítimas da ganância e da falta de ética!

A portadora de endometriose deve ser a mulher que mais teve ginecologistas na vida! Nenhuma outra doença ginecológica leva à tanta peregrinação médica. Uma verdadeira romaria! O problema é que a cada novo médico, nova cirurgia! E o nosso umbigo, ó... nem existe mais!


Nada contra as pesquisas, ao empenho e à capacidade dos nossos médicos especialistas. Deveríamos, sim, nos orgulhar; mas como portadoras fica difícil aplaudir o que sabemos que é para o nosso bem, mas não podemos usufruir. É como ir a uma festa de aniversário e ser impedida de comer o bolo!


Sinceramente, seria muito melhor lermos a notícia de que o Brasil inaugurou o seu primeiro Centro de Endometriose gratuito, com todos os avanços científicos e tecnológicos disponivéis e com mais de 200 médicos capacitados do que saber que os nossos médicos especialistas são estrelas que brilham distantes de nós!



Luciana T. G. Diamante

Visite também:
www.endometriosebrasil.com.br

4 comentários:

  1. Estou tão sensível, Lu, que chorei ao ler... Me identifiquei com a peregrinação... Sou recordista em ultrasons, em ginecos... Fiz uma laparo em maio de 2009 e o médico não descobriu nada e ainda me pegou 300 reais para o instruentista, que era a esposa dele. Como não houve resultado, continuaram as dores e os sangramanetos, procurei mais dois médicos e um deles disse que precisaria abrir novamente, nova cirurgia em menos de um ano... posterguei,fiz histerosalpingografia de novo, fiz ressonância com preparo para endometriose, só pra evitar o inevitável... Não teve jeito, paleativos já não adiantavam... então, nova cirurgia (sem combrança extra) e a confiança em um médico restituída... Agora em tratamento com Zoladez 10,8 (última dose este mês) e a esperença de livrar da dores e engravidar pós tratamento... Termino este comentário aos pratos... estou com depressão, talvez devido ao tratamento... Afastada do trabalho há 70 dias... Vida parada e a expectativa que não cessa... e a frustação de ter demorado tanto descobrir que era protadora da doença... Desculpem o desabafo...

    ResponderExcluir
  2. Estou pronta (com risco cirurgico) na fila para cirurgia em um hospital público do RJ há 07 meses e semana retrasada qd fui a consulta crente que seria marcada, recebi a notícia de que não existe nem previsão qd entrarei no mapa cirurgico. Estou desolada porque há 6 anos peregrino pra diagnosticar e qd fifalmente consigo não sei qd vou operar...
    As vezes sinto que vou explodir de tanta ansiedade e tristeza.
    Fui há um médico particular que me disse que no final, toda essa demora é no fundo é pra nos obrigar a pagar particular, afinal po desespero toma conta de todas nós...
    É um absurdo!!!!

    ResponderExcluir
  3. Terrível e triste tudo isto, meninas! Por isto não podemos mais ficar caladas! A verdade é que estão nos fazendo de bobas, querendo nosso dinheiro, quando na verdade temos direitos que não são respeitados, tanto pelos planos de saúde, quanto pelo SUS! Vamos ficar de olho e começar a fazer barulho, porque não é mais possível ficarmos desta maneira!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá meninas operei em 2010 pelo plano confirmei a endometriose e estou tomando um anticoncepcional aluerre acho que é assim que escreve! estou em tratamento a 6 meses espero conseguir ter meu BB meu sonho mais que um sonho tudo na vida!
    Espero que vcs tenha conseguindo realizar as cirurgias de vcs e estejam bem!! devemos nos manifestar poucos especialistas cobrando absurdo por uma consulta onde é a nossa saude que está em risco!!
    Beijos fiquem com Deus

    ResponderExcluir